Perceber as necessidades da comunidade, considerando que:
Precisa ser ouvida e respeitada;
Ter reconhecido seu conhecimento e sua cultura;
Interagir a partir de seus referenciais e crenças;
Ser assistida em suas necessidades.
Tecnicamente competente para atender as necessidades da população.
Visão crítica do conhecimento e capacidade para manter-se atualizado ao longo do tempo.
Capacidade para compreender a realidade em que está inserido, produzindo novos conhecimentos em benefício desta população.
Conhecimentos e formação para o trabalho em equipe, otimizando os recursos disponíveis para à saúde.
Trabalho centrado no paciente, sua família e comunidade.
Reconhecimento dos limites da tecnologia disponível, seus efeitos colaterais e aceitabilidade pela população.
Resolutividade no enfrentamento dos problemas, oferecendo a comunidade segurança e respaldo no trato de seus problemas.
Tudo isto exige que o profissional se prepare para estas realidades: Desenvolvendo competências na área de relações humanas e do trabalho em grupo.
A comunidade se beneficia muito deste novo profissional, mais integrado e resolutivo.
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